Batalha de Pelúsio

The Battle of Pelusium: A Victory Decided by Cats

Histórias - A batalha de Pelúsio em 525 A.C. foi o conflito decisivo entre o faraó Psametik III (também conhecido como Psammenitus) e o líder persa Cambises II. Cambises, chateado que pai dos Psammenitus, Amasis, mandou uma 'falsa filha', decidiu invadir o Egito, para vingar o insulto. Cambises tinham pedido para a filha de Amasis por uma concubina e Ahmés, não desejando esta vida por sua filha, mandou a filha do falecido rei Apriés. Essa mulher, insultada, disse Cambyses sua verdadeira identidade e Cambyses não suportaria ser afrontado por Ahmés. Quando que montou sua campanha, no entanto, Amasis tinha morrido e Psammenitus foi faraó.


Preparação para a batalha de Pelúsio


Psammenitus fortalecido a posição em Pelúsio, perto da Foz do Rio Nilo e aguardava o ataque persa. As fortalezas eram fortes e bem provisionado e o jovem faraó, que tinha governado apenas por seis meses na época, se sentiu confiante ele poderia repelir qualquer ataque e facilmente resistir a um cerco. O que Psammentius não contava, no entanto, é astúcia de Cambises.
Uma das mais populares deusas no Egito era Bastet, muitas vezes representado com o corpo de uma mulher & a cabeça de um gato.

Gatos no antigo Egito


Uma das deusas mais populares no antigo Egito era Bastet, muitas vezes representado com o corpo de uma mulher e a cabeça de um gato; a deusa do lar, amor, fertilidade, dança, mulheres e segredos. Bastet era uma gentil e amorosa deusa, a menos que ela ficou ofendida e então tornou-se seu alter-ego Sekhmet o vingativo; seu animal sagrado era o gato. Gatos foram tão altamente considerados no antigo Egito, que o castigo por matar um deles era a morte e, Heródoto nos diz, egípcios um incêndio iria salvar os gatos antes de salvar-se ou tentar apagar o fogo. Heródoto diz, ainda, que, "todos os prisioneiros de uma casa onde um gato tem uma morte nautral raspar suas sobrancelhas" como um sinal da sua dor e gatos eram mumificados com joias, assim como as pessoas estavam.

Batalha de Pelúsio


Cambises II, sabendo que a veneração os egípcios realizada para gatos, tinha a imagem de Bastet pintado nos escudos dos seus soldados e, mais, "variou antes de suas linha de frente de cães, ovelhas, gatos, ibeses e tudo o que os outros animais os egípcios segurar querida" (Polyaenus). Os egípcios sob Psammenitus, vendo sua própria amada deusa nos escudos dos inimigos e temendo a lutar para que eles ferem os animais sendo conduzidos antes de seu inimigo, se renderam a sua posição e peguei o voo em uma goleada. Muitos foram massacrados em campo e Heródoto relata vendo seus ossos ainda na areia, muitos anos depois; Ele comentou sobre a diferença entre o persa e os egípcios crânios.

Psammenitus foi feito prisioneiro e foi razoavelmente bem tratado pelos Cambyses até tentou levantar uma revolta e foi executado. Assim terminou a soberania do Egito, que foi anexada pela Pérsia e, de agora em diante, mudou de mãos várias vezes antes de finalmente terminando como uma província de Roma. Diz-se que Cambyses, depois da batalha, arremessados gatos para os rostos dos egípcios derrotados no desprezo que eles se render a seu país e sua liberdade, temendo pela segurança de animais comuns.

Referência de informação

Batalha de Pelúsio

Article » English, The Battle of Pelusium: A Victory Decided by Cats, Ancient History Encyclopedia Limited
Blog está presente em redes sociais na página » CMistériosBlog » Google Plus


Postagens mais visitadas deste blog

Terceiro Período Intermediário do Egito

Mensagem escondida escrito no verso deste retrato de família que um astronauta da Apollo deixaram na Lua