Assurbanipal, seu reinado

Ashurbanipal

Histórias - Assurbanipal (668-627 A.C., também conhecido como Assurbanipal) foi o último dos grandes reis da Assíria. Seu nome significa "o Deus Ashur é criador de um herdeiro" e ele era o filho do rei Esarhaddon do Império Neo-Assírio. No Tanakh Hebraico (o antigo testamento cristão), ele é chamado como nappar (e) ou Osnapper (Esdras 04:10), enquanto os gregos o conheciam como Sardanapolos e os romanos como Sardanapulus. Ele alcançou a maior expansão territorial do Império assírio, que incluía Babilônia, Pérsia, Síriae Egito (embora o Egito foi perdido na sequência de uma revolta sob o reinado do egípcio faraó Psammetichus eu).

Assurbanipal foi um rei popular, que governou a seus cidadãos bastante mas foi marcado por sua crueldade para com aqueles a quem ele derrotou (o exemplo mais conhecido, sendo um relevo retratando o rei derrotado com uma coleira de cachorro, através de sua mandíbula, sendo forçada a viver em um canil após a captura).

Ele é melhor conhecido por sua vasta biblioteca em Nínive, que se considerava o seu maior feito. Sob o reinado de Assurbanipal, o país de Elam (que tinha sido um inimigo invencível da Assíria) foi destruído e Urartu, outro adversário de longa data, foi dominado.

No final do seu reinado, no entanto, o Império tinha crescido muito grande e muito difícil de defender adequadamente. O Império Assírio já estava se desintegrando no final do seu reinado e, com sua morte, desmoronou completamente.

Seu reinado e campanhas egípcias


Esarhaddon tinha conquistou o Egito em 671 A.C., mas os egípcios tinham revoltou-se logo depois e levado muitos dos assírios governadores dos seus cargos. Em 669 A.C. Esarhaddon mobilizou as suas tropas e marchou para abaixar a revolta, mas morreu antes de chegar à fronteira egípcia. Antes de sair em campanha, no entanto, felizmente decidiu deixar tudo em ordem. Quando seu pai, Senaqueribe, havia sido assassinado, Esarhaddon tinha sido forçado a lutar contra uma seis semanas de guerra com facções do irmão para fixar a coroa. Ele não queria ver esta mesma coisa acontecer com seu próprio herdeiro.

Entre a coleta de sua biblioteca, reformando Nínive e executando o Império, Ashurbanipal continuou a conduzir suas próprias campanhas militares.

De Esarhaddon filho mais velho e herdeiro, apal-iddina-pecado, tinha morrido em 672 A.C. e Esarhaddon agora escolheu seu segundo filho, Ashurbanipal, como seu sucessor. Ele forçou seus Estados vassalos que jurar lealdade antecipadamente Ashurbanipal a fim de evitar quaisquer revoltas pela sucessão futura. Por esta mesma altura, mãe de Esarhaddon Zakutu emitida a lealdade Tratado de Naqia-Zakutu que obrigou o Tribunal Assírio e os territórios sob domínio assírio, aceitar e apoiar o reinado de Assurbanipal. Para evitar o tipo de conflito que ele tinha ido com seus irmãos, Esarhaddon também fornecido por seu filho mais novo, Shamash- shum-ukin, por decretando ele deveria ser o rei da Babilônia.

Assurbanipal sucedeu Esarhaddon em 668 A.C. e ordenou um festival grande coroação para a ascensão do seu irmão ao trono da Babilônia. Em suas inscrições, ele escreve como Shamash-shum-ukin foi dado boas-vindas para Babylon "no meio da alegria" como a estátua do grande Deus Marduk (tirada do Babylon em 689 A.C. por Senaquerib, quem saqueou a cidade) foi devolvida ao povo. Ele elevou a Babilônia a seu status anterior como uma grande cidade e se refere a Shamash-shum-ukin, como "meu irmão favorito".

Uma vez que ele viu que a Babilônia e os territórios do Sul do seu império eram seguros, ele liderou seus exércitos ao sul em direção a Egipto para terminar o que seu pai havia começado.

Esarhaddon tinha conquistado o Faraó Tirhakah, mas não o tivesse matado. Família do Tirhakah tinha sido trazida de volta como prisioneiros para Nínive e lá permaneceu, mas ele e sua família tinham fugido Sul para Núbia.

Quando Ashurbanipal invadiu o Egito em c. 667 A.C. ele conduziu seu exército ao sul até Tebas, saqueando todas as cidades rebeldes em seu caminho. O governante único poupado foi o rei que permaneceu leal à Assíria, Necho rei da cidade de Sais. Filho de Necho, Psammetichus, tinha sido trazido volta para Nínive por Esarhaddon para re-educação em crenças e maneiras assírias e agora foi devolvido a seu pai para governar com ele.

Assurbanipal dividido os territórios do Egito entre estes dois reis e em seguida, na crença de que o Egito era seguro, retornou à Assíria para lidar com problemas com a Elam. Sobrinho do Tirhakah, na Núbia, no entanto, um jovem chamado Tatanami, reconheceu a vulnerabilidade do Egito sob a nova regra dos reis conjuntas e decidiu aproveitar a oportunidade.


Tatanami marchou sobre o Egito e tomou cada cidade na sua rota com o mínimo esforço. Na capital de Memphis , empenhou-se com as forças egípcias-assírio sob o comando do rei Necho. Embora Psammetichus foi capaz de repelir com êxito o exército núbio, Necho foi morto na batalha. Os egípcios preferiam a regra dos núbios sobre aquela dos assírios, no entanto, e Psammetichus foi levado para o esconderijo.

Em 666 A.C., a palavra da rebelião tinha chegado Nínive e Ashurbanipal retornou à frente de suas tropas e esmagado novamente os rebeldes. Sua fortaleza em Tebas foi saqueada e Tatanami abandonou sua campanha e fugiram de volta para a Núbia.

Assurbanipal em seguida feito Psammetichus completo faraó do Egito, ele equipado com assírias guarnições estacionadas em pontos estratégicos e então novamente retornou a Assíria em 665 A.C.. Entre 665 e 657 A.C. ele acabar com uma rebelião em Tyre, lutou contra os Elamitas, conduziu seu exército através da Anatólia para re -conquistar o povo de Tabal e subjugou o Reino de Urartu, que tinha subido novamente para ameaçar os interesses assírios. Enquanto ele estava envolvido nestas campanhas, Egito foi lentamente escorregar de suas mãos.

A 1ª revolta Elam 


Psammetichus não era conteúdo a regra como um fantoche dos Assírio e então começou a afirmar a sua independência, fazendo acordos com vários governadores egípcios e cortejando o favor de Giges, rei da Lídia , na Anatólia. Em 653 A.C., com a ajuda dos lídios, Psammetichus dirigiu as tropas assírias do Egito e estabeleceu sua capital novo na cidade de Saís. Embora notícias desta revolta foi trazidas à atenção de Ashurbanipal, não consta que ele voltou ao Egito para fazer nada sobre isso. Elam, velho inimigo da Assíria, estava causando problemas mais perto de casa e Ashurbanipal considerou que uma prioridade.

Até o ano 653 A.C., Shamash-shum-ukin também tinha crescido cansado de ser o rei do fantoche de Ashurbanipal. Inscrições da Babilônia indicam que Ashurbanipal tinha sido ditar decretos do irmão e gerenciamento de seus negócios. Outras inscrições indicam que Shamash-shum-ukin enviado secreto gosta do rei de Elão pedindo apoio em lançar fora o jugo assírio. Assurbanipal, ao que parece, não sabia nada de esquemas do irmão e só estava ciente de que os exércitos de Elam foram se mobilizando por um assalto à Babilônia e, tomando a ofensiva, ele marchou com seu exército para Elam e atacou.

Ele derrotou os Elamitas e saqueou suas cidades. De acordo com a sua inscrição, ele matou o Teumann do rei elamita e seu filho com sua própria espada: "com o incentivo de Assur, matei-os; Cortarei suas cabeças na frente do outro." Ele então trouxe as cabeças para Nínive, onde pendurou-os em seu jardim como decoração.

Desde Assurbanipal não sabia que seu irmão tinha convidado os Elamitas à Babilônia, Shamash-shum-ukin continuou com sua regra e Ashurbanipal continuou a ditá-lo. Mesmo se ele soubesse que seu irmão foi cúmplice na invasão elamita, ele teria nenhum tempo para lidar com o problema. Uma coalizão de medos, persas e cimérios marchou em Nínive, no mesmo ano e trouxe suas forças ao alcance das paredes. Assurbanipal invocou seus aliados citas, conhecidos por sua habilidade como cavalaria e derrotou a coligação, matando o rei dos medos, Fraortes.

Shamash-shum-ukin foi não mais satisfeito do que ele tinha sido antes de ser fantoche do irmão dele, no entanto e em 652 A.C. abertamente se rebelou. Ele levou postos avançados e aldeias assírias e reivindicou-os em nome da Babilônia.

Quando Ashurbanipal respondeu por marchar seu exército para a região, Shamash-shum-ukin retirou-se atrás das muralhas de Babilônia, onde ele foi sitiado pelas forças assírias para os próximos quatro anos. Inscrições a partir do momento em relacionam o que os defensores da Babilônia suportou por trás dos muros: "Eles comeram a carne de seus filhos e filhas por causa da fome."

Quando a cidade caiu, aqueles que tinham sobrevivido tanto tempo foram derrubadas pelos soldados assírios e, Ashurbanipal escreve, "o resto das pessoas que vivem destruí... e seus corpos esculpidos dei de comer aos cães, porcos, lobos, de eagles, para as aves dos céus, para peixes das profundezas." Shamash-shum-ukin incendiou em seu palácio a fim de escapar de captura. Assurbanipal, em seguida, defina um oficial do governo assírio chamado Kandalu no trono da Babilônia.

A 2ª campanha de Elam


Ao mesmo tempo que Babilônia caiu em 647/648 A.C., Elam irrompeu na guerra civil. O rei de Elão tinha morrido e agora diferentes facções lutaram pelo trono. Assurbanipal viu uma oportunidade para finalmente derrotar seu velho inimigo e seu exército se jogou novamente na Elam. O historiador escreve de Susan Wise Bauer, "queimaram cidades elamita. Os templos e palácios de Susã foram assaltados. Por nenhuma razão melhor do que vingança, Ashurbanipal ordenou os túmulos reais aberto e os ossos dos reis agrupados em cativeiro"(414). Quando ele saqueou e destruiu a cidade de Susa, em 647 AEC, ele deixou para trás um tablet que gravou o seu triunfo sobre os Elamitas:

Susa, a grande cidade sagrada, morada de seus deuses, assento de seus mistérios, eu conquistei. Entrei seus palácios, abri seus cofres onde prata e ouro, bens e riqueza eram acumulou... Eu destruí o zigurate de Susa. Esmaguei seus chifres cobre brilhantes. Eu reduzi os templos de Elam em nada; seus deuses e deusas, que espalhei aos ventos. As tumbas de seus reis antigos e recentes que devastou, expus ao sol, e levar seus ossos em direção a terra de Ashur. Eu devastaram províncias de Elam e em suas terras semeou sal.

Qualquer pessoa com até mesmo a menor pretensão ao trono foi capturada e trazida de volta à Nínive como um escravo. De acordo com a política Assíria, Ashurbanipal então re-localização números enormes da população em toda a região e deixou as cidades vazias e os campos estéreis. Bauer, escreve "Ashurbanipal não reconstruir depois do naufrágio do país.

Ele instalou sem governadores, ele reinstalou nenhuma das cidades devastadas, ele não fez nenhuma tentativa para fazer esta nova província da Assíria, nada mais do que um terreno baldio. Elam leigos aberta e sem defesa"(414). Isto provaria mais tarde para ter sido um erro, como os persas tomaram lentamente sobre o território que tinha uma vez sido Elam e procedeu-se a re-construir e fortificar as cidades. Com o tempo, eles ajudariam a derrubar o Império Assírio.


Biblioteca de Assurbanipal


Após a destruição de Elam, no entanto, a ideia que o Império não duraria para sempre teria sido considerada absurda. Não havia nenhum rival ou perto do rival para o poderio do Império Assírio naquela época. Antigos inimigos do assírio de Urartu e Elam eram ambos derrotaram e, mesmo que o Egito tinha quebrado livre, ainda tinha foi carimbado com cultura Assíria.

Outros territórios do Império que haviam rebelado tinham sido severamente e trouxemos de volta na linha. Assurbanipal foi um grande patrono das artes e agora voltou sua atenção para estas atividades. Ele estabeleceu a sua famosa biblioteca de mais de 30.000 tabuletas de argila em Nínive. Entre os trabalhos encontrados na biblioteca de Assurbanipal foram o Enuma Elish (o épico babilônico da criação) e o grande conto épico de Gilgamesh, a história de aventura mais antiga ainda existente. Foi entre as tábuas de Nínive que a história da Mesopotâmia original do grande dilúvio, que antecede a história na Bíblia, foi encontrada no século XIX e a descoberta da biblioteca desde foi considerada um dos maiores e mais importantes achados arqueológicos da história. Assurbanipal alegou ser capaz de ler cuneiforme roteiro em sumério e acádio e sua coleção de escritos era imensa. De acordo com o historiador Paul Kriwaczek, "Ashurbanipal foi mais longe do que a mera capacidade de leitura e alegado completo domínio de todas as artes escribas" (250). Em suas próprias palavras, Ashurbanipal afirmou:

Eu, Ashurbanipal, dentro do palácio, compreendeu a sabedoria de Nabu [o Deus da aprendizagem]. A arte de escrever de todo tipo. Eu mesma fiz o mestre de todos eles. Eu li as astutos tábuas da suméria e língua acádica escura que é difícil de usar com razão; Eu levei o meu prazer em ler as pedras inscritas antes do dilúvio. O melhor da arte escriba, obras como nenhum dos reis que foram antes de mim tiveram aprendido, remédios do topo da cabeça para as unhas dos pés, seleções não-canônicos, inteligentes ensinamentos pertence ao domínio médico das [os deuses] Ninurta e Gala, escrevi em comprimidos, verifiquei recolhidos e depositados dentro de meu palácio para folheando e lendo.

Kriwaczek observa ainda que se trata de nenhum ocioso gabar-se do rei, como não há provas que Ashurbanipal poderia compor em escrita cuneiforme e cita comprimidos que são assinados pelo autor como "Assurbanipal, rei da Assíria". Na recolha de sua famosa biblioteca, que ele escreveu para cidades e centros de aprendizagem toda a Mesopotâmia instruindo-os para o mandar cópias de cada trabalho escrito já estabelecidas na região inteira. "Ele estava preocupado não só para acumular como grande uma coleção quanto possível, mas para garantir que ele tinha cópias de cada trabalho importante no cânone da Mesopotâmia. A carta [para o governador de Borsipa] Ele continua a lista orações, encantamentos e outros textos, identificados, como era costume nos tempos antigos, por suas primeiras palavras"(Kriwaczek, 251). O imenso tamanho e escopo de sua biblioteca em Nínive é testemunho de sucesso como ele era em coletar as obras que ele solicitou de seus súditos.

Bauer escreve:


Tanto quanto Assurbanipal estava preocupado, sua biblioteca foi cumpridor da realização de seu reinado: "eu, Assurbanipal, rei do universo, a quem os deuses concedeu inteligência, quem adquiriu o discernimento penetrante para os detalhes mais recônditos da erudição acadêmica (nenhum dos meus predecessores ter alguma compreensão de tais assuntos), coloquei estes comprimidos para o futuro na biblioteca em Nínive para minha vida e para o bem-estar da minha alma para sustentar as bases do meu real nome. " Esarhaddon pode conseguiram manter o Egito, mas o Reino de Ashurbanipal da mente iria durar para sempre (410-411).

Morte e a queda do Império


Entre a coleta de sua biblioteca, reformando Nínive e executando o Império, Ashurbanipal continuou a conduzir suas próprias campanhas militares. Ele também supervisionou renovações na Babilônia. Por 629 A.C., ele estava mal de saúde e deixou Nínive para a cidade de Harã, ao norte. Ele deixou o Império nas mãos de seu filho de Ashur-etel-ilani mas esta decisão foi desafiado pelo irmão de gêmeo do novo rei, Sin-shar-ishkun e uma guerra civil eclodiram. Os territórios do Império Assírio aproveitaram-se desta divisão e começaram a exercer autonomia mais do que eles tivessem deixados anteriormente.

Quando Assurbanipal morreu em 627 A.C. o império se fragmentou. Como escreve o Bauer, "Transtorno engoliu quase todas as partes do Império" como Estados vassalos antigo declarou sua independência (416). Entre 627 e 612 A.C., o Império firmemente dissolvido como medos, persas, babilônios, cimérios, citas e caldeus queimaram e saquearam as cidades assírias.

Em 612 A.C., Nínive, Ashur e Kalhuforam destruídas nas grandes conflagrações que varreram a terra. Biblioteca de Assurbanipal foi enterrada sob as muralhas ardentes de seu palácio e foi perdida para a história por mais de 2.000 anos. Sua descoberta, no entanto, mudou a maneira que as pessoas no dia moderno compreenderam a cultura e o passado. Antes da descoberta da biblioteca de Assurbanipal, a Bíblia foi considerada o livro mais antigo do mundo e as histórias que continha foram pensadas para não ter nenhum precedente. Escavações no século XIX D.C. pelo Sir Austen Henry Layard, Hormuzd Rassam e traduções feitas por George Smith trouxeram à luz a um mundo que ninguém até aquele momento estava ciente de. Império de Ashurbanipal caiu e ele conquistou territórios passaram a ser conquistada por outros e, em seguida, por outros ainda, mas suportou sua biblioteca e, como ele afirmou-se, acabou por ser a sua maior realização.

Referência de informação

Assurbanipal, seu reinado

Article » English, Ashurbanipal, Ancient History Encyclopedia Limited
Blog está presente em redes sociais na página » CMistériosBlog » Google Plus

Postagens mais visitadas deste blog

Terceiro Período Intermediário do Egito

Batalha de Pelúsio

Mensagem escondida escrito no verso deste retrato de família que um astronauta da Apollo deixaram na Lua